Conheça termos usados nos principais testes de performance e velocidade disponíveis na web, saiba como ler os resultados obtidos e por onde começar a otimizar em cada um desses pontos.
Tempo de resposta do servidor
É o tempo que o servidor demora para carregar o HTML mínimamente necessário para começa a processar uma página da web.
Quanto menor, melhor. O ideal é que não seja superior a 200ms. Valores altos são a partir de 300ms; e acima de 500ms começa a ser alarmante.
A variação frequente do tempo de resposta do servidor pode indicar problemas de configuração do servidor ou sobrecarga. Pode ser resolvido com upgrade no serviço de hospedagem ou com revisão de configuração por um técnico.
Primeiro byte TTFB
O tempo para primeiro byte recebido, ou Time to First Byte, é um indicador da responsividade de um webserver. É a medida da duração entre a primeira requisição HTTP e o primeiro byte recebido no navegador do usuário.
Assim como o tempo de resposta do servidor, essa métrica deve ser baixa. Um TTFB abaixo de 200ms é ótimo; entre 500ms e 1s é alarmante.
Pode ser corrigido com melhora no servidor (host) e otimização de código de páginas. Tem forte relação com resultados no Google, já que o algoritmo do buscador prioriza sites que atendam requisições rápido, tanto para usuários quanto para os rastreadores (crawlers).
Tamanho total da página
O tamanho total de uma página é a soma do tamanho de todos os arquivos requisitados pelo navegador para renderização da página. São somados os pesos de arquivos HTML, JavaScript, CSS, imagens, vídeos, fontes, scripts externos na conta do tamanho total de uma página.
Tem relação direta com o tempo de carregamento, em situações onde a banda de acesso é limitada. O ideal aqui é manter a página mais leve o possível. Páginas de até 2MB são excelentes; páginas acima de 3MB começam a ter problemas em redes mobile e acima de 5MB pode ser um impeditivo para visitantes.
Pode ser corrigido com a otimização de arquivos, como compressão de imagens e minificação (minify) de CSS e JavaScript.
Tempo total de carregamento
É o tempo, em segundos, que uma página demora para carregar. É a forma como as pessoas percebem a performance; altos tempos de carregamento podem deixar usuários frustrados.
Pesquisa do Google de 2017 constatou que a média do tempo de carregamento de páginas em dispositivos mobile é de 22 segundos; mas isso não significa que ter uma página com um tempo de carregamento menor do que esse seja algo positivo. O mesmo estudo mostra que 53% das pessoas abandonou visitas em páginas que demoraram mais de 3 segundos para carregar.
O tempo de carregamento pode ser melhorado com atenção nos pontos listados antes, já que é uma equação entre o tamanho das páginas e capacidade de entrega do servidor.
Número de Requisições
Cada recurso carregado para montar uma página em um browser é entregue por uma requisição diferente a um servidor ou mais. Quando os webservers acionados têm um tempo de resposta grande, o número de requisições pode ser o fator mais prejudicial para a performance.
Pode ser corrigido com combinação de arquivos do mesmo tipo (JS e CSS) ou, no caso de scripts curtos, inserindo trechos de código inline.
Testar a velocidade de seu site
O primeiro passo na otimização da performance de um site é um benchmark completo. Que outras métricas você acompanha? Precisa de ajuda com o seu site? Deixe um comentário!