Velocidade do site é um fator considerado pelo Google? A resposta é SIM!
A velocidade e a performance de entrega de seu site estão conectados, e a Google é um dos buscadores que faz um ranqueamento utilizando diversos fatores, sendo a otimização da velocidade do site, um deles.
Sites pesados entregam menos, isso é um fato – não apenas pelo ranqueamento, mas qual usuário tem interesse em esperar um site lento carregar?
A resposta é: nenhum.
A conversão de vendas e de usuários é feita em menos de 7 segundos, e essa demora pode afetar em toda a sua cadeia de vendas. Sites como a Amazon verificaram como a demora de entrega de certos conteúdos pode afetar em até 7% as vendas finais e 11% na hora da conversão de novos usuários.
Google speed update
O que muitos que trabalham com desenvolvimento já sentiam como possibilidade se tornou realidade em julho de 2018, quando mudanças na ferramenta Google de raqueamento de sites começou a considerar, oficialmente, a velocidade como um de seus fatores.
A nota, publicada no Blog de Webmasters Google conta mais sobre como se deu a mudança, chamada de Speed Update, e ela se dá principalmente para pesquisas mobile, já que desde 2010 as feitas em navegadores em desktop já eram impactadas por esse fator. Segundo palavras da própria Google:
“Embora a velocidade já esteja sendo usada no ranking há algum tempo, até então era somente nas buscas feitas no desktop. A partir de julho de 2018, a velocidade da página será um fator de classificação para buscas em dispositivos móveis.”
Ou seja: todos, independente da tecnologia que usemos na hora de fazer nossos sites, temos que estar atentos e atualizados para não cair no ranking de buscas dentro do buscador. A própria plataforma vêm trabalhando internamente para mostrar isso cada vez mais para seus desenvolvedores e os pontos de Mobile Users e User Experience são dois dos fatores que também têm inspirado tais modificações no comportamento da plataforma com sites mais lentos.
Embora o impacto não seja imediato, sites que não entreguem de forma interessante o seu conteúdo e não tenham engajamento apropriado de clientes e usuários tenderão a ser cada vez mais rebaixados nos rankings.
Essa mudança mostra como a velocidade de uma página a falta de atualização da mesma pode afetar os SEOs usados para otimizar um site e a forma de interação dos usuários com ele.
Otimizando a velocidade do site para as buscas
A Google PageSpeed Insights é uma antiga conhecida dos profissionais que trabalham com SEO e tem ótimas dicas de como trabalhar melhor nesses novos termos levantados pela empresa. Outras ferramentas como a Lighthouse, focada em experiência do usuário e o Chrome User Experience Report, que traz relatórios de métricas baseados nos usuários da plataforma, também são formas de você testar e trazer novos aplicações para dentro do seu site, de forma a melhorar ele sempre.
Um site rápido é um site com melhores respostas em todos os seus objetivos, pensando sempre que hoje devemos não oferecer apenas um site com a nossa empresa se apresentando, mas um site em que o usuário possa navegar de forma intuitiva e com conteúdos interessantes que agregam de alguma forma para ele.
Mais insights e dicas sobre otimização de sites, SEO e novas tecnologias, você encontra em nosso blog. Saiba mais sobre nossa série te otimização de sites e User Experience!